Mensagem do Presidente

Caros Colegas

Sinto-me honrado por assumir o cargo de Presidente da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria (APG),  grato aos meus antecessores, e consciente do desafio que aceitamos.

A APG é uma Associação científica e cultural sem fins lucrativos tendo como objectivos o estudo e promoção dos aspectos relacionados com a gerontopsiquiatria.

O percurso desta Associação tem sido marcado nestes largos anos de existência por períodos de grande actividade e outros, menos ricos, de carências comunicativas e dificuldades operacionais, pelo que vejo e sinto uma necessidade real de reerguer as modalidades e o ritmo do nosso trabalho, confrontados que somos com a prevalência, complexidade e gravidade das doenças na pessoa idosa, e em especial relevo dos quadros demenciais.

Abraçamos assim um desafio global, que ameaça a saúde e economia pelo que se torna fundamental um plano de acção que inclua parcerias com envolvimento das diferentes partes interessadas, instituições de vários países, defendendo a dignidade e os direitos humanos dos cidadãos doentes, combatendo o estigma, a culpa, o risco moral, persistindo na luta pela elevação da qualidade de vida e envelhecimento.

Promover a educação, a pesquisa, a defesa do doente idoso com desenvolvimento de um trabalho crítico.

Integrar e harmonizar, com participação em reuniões e iniciativas num empenhamento de confiança, colaboração e interacção com organizações e decisores políticos enriquecendo a comunicação.

Inovar e lutar pela excelência, criando incentivos de intervenção, ideias de prevenção, na progressão das doenças, comorbilidades, novas terapêuticas voltadas para as necessidades do doente bem como do cuidador.

Caminhar numa crescente inclusão  e partilha das acções e dos saberes.

No último ano temos iniciámos a reorganização interna da APG, a reactivação do “site”; retomámos a colaboração estreita com a Sociedad Española de Psicogeriatría e com a International  Psychogeriatric  Association (IPA); estabelecemos colaboração e participação no próximo evento da IPA em Santiago de Compostela em Agosto/Setembro de 2019 e a proposta conjunta de realização do Congresso da IPA em 2020 ser realizado em Lisboa foi recebida com óptimo acolhimento e concordância, projectado para Setembro/Outubro de 2020.

Caros Colegas e Amigos: estou confiante; apelo a uma reflexão  do  trabalho, da atitude, do pensamento científico,  numa colaboração e  partilha intensa e continuada.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Ricardo Cruz, Dr.

Presidente, Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria